Brice Oligui Nguema, atual líder da junta militar no Gabão e no comando do país desde o golpe de Estado em 2023, foi declarado vencedor das eleições presidenciais realizadas no último sábado, com mais de 90% dos votos, conforme os dados preliminares.
Os resultados foram anunciados ontem pelo ministro do Interior, Hermann Immongault, durante uma coletiva de imprensa em Libreville, capital gabonesa, de acordo com informações da agência Efe.
Oligui Nguema obteve 90,35% dos votos, deixando em segundo lugar o ex-primeiro-ministro Alain-Claude Bilie-By-Nze, que conquistou apenas 3,02%. Os demais seis candidatos não alcançaram nem 1% dos votos.
Esse pleito marca oficialmente o encerramento da era da família Bongo, que governava o país desde 1967.
Após conquistar a independência da França em 1960, o Gabão foi comandado por Omar Bongo de 1967 a 2009, e depois por seu filho, Ali Bongo, até 2023.
O brigadeiro-general Brice Oligui Nguema assumiu o poder após liderar o golpe que depôs seu primo, Ali Bongo, em 30 de agosto de 2023, no mesmo dia em que os resultados das eleições presidenciais foram anunciados.
Chefe da junta militar é eleito presidente do Gabão.

Leave a Reply