Mz24H

Mz24H é o lugar onde a curiosidade nunca dorme! Aqui, a mente inquieta encontra de tudo um pouco: mistérios, novidades, ideias malucas e aquele conteúdo que você nem sabia que queria ler. Se você é do tipo que adora descobrir coisas novas a qualquer hora do dia (ou da madrugada), esse blog é seu novo vício.

Bloqueio armado em estrada principal de Cabo Delgado.

O tráfego na Estrada Nacional Número 14, que conecta as cidades de Pemba e Montepuez, esteve totalmente interrompido desde a tarde de sábado (12) até o início da manhã de domingo (13), em decorrência da instalação de barricadas na via.

Segundo informações, o bloqueio foi causado por indivíduos armados, que além de restringirem a passagem, exigiram pagamento em dinheiro de alguns motoristas. Dois veículos foram incendiados e os passageiros permanecem desaparecidos.

As barricadas começaram a ser erguidas por volta das 16h de sábado, nas imediações da aldeia Muaja, situada na localidade de Nanjua, que delimita os distritos de Ancuabe e Montepuez. Um morador do centro de deslocados de Marrocane relatou que vários veículos com diferentes cargas foram interceptados e só puderam seguir viagem após pagamento.

“Desde as 15h de ontem, ninguém conseguia passar por Muaja. Estamos a avisar quem viaja entre Montepuez e Pemba que a situação é delicada. Alguns veículos foram parados e os ocupantes tiveram de pagar dinheiro”, afirmou a mesma fonte.

Por volta das 20h de sábado, circularam mensagens nas redes sociais alertando sobre a insegurança na região. “A situação está crítica. Minha tia saiu de Pemba e, felizmente, chegou bem, mas precisou pagar para continuar o trajeto”, dizia um áudio compartilhado online.

Devido ao bloqueio, muitos condutores optaram por interromper a viagem, enquanto outros passaram a noite ao longo da estrada, economizando combustível, que ainda é escasso nos postos da província de Cabo Delgado.

O jornal “Carta” apurou que, até a retirada dos homens armados, não houve qualquer ação por parte das autoridades de Ancuabe e Montepuez. Apesar da retomada do tráfego, ainda há receio entre os usuários da estrada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *