A Autoridade Reguladora de Águas e Saneamento (AURAS) passou a ocupar, recentemente, o cargo de vice-presidência da Rede de Reguladores de Serviços de Água e Saneamento dos Países de Língua Portuguesa (LusoReg). Esta rede promove a cooperação e o intercâmbio de experiências entre entidades reguladoras do setor hídrico dos países lusófonos.
A nomeação ocorreu durante a 1ª Conferência da LusoReg, que decorreu em Lisboa. Moçambique foi representado por uma delegação da AURAS, chefiada pela Administradora do Pelouro de Regulação, Julieta Paulo, acompanhada por técnicos seniores da instituição.
A LusoReg reúne organismos reguladores de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste. A sua missão é fortalecer a atuação dessas entidades, com impacto direto na vida de aproximadamente 300 milhões de cidadãos espalhados por quatro continentes.
Os membros da rede acreditam que o reforço da regulação contribuirá para a oferta de serviços de água e saneamento mais eficientes e sustentáveis, fundamentais para o progresso económico, social e ambiental, bem como para a promoção da equidade e da saúde pública.
O evento contou também com a presença de instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Fundo Ambiental de Portugal. Estiveram igualmente presentes representantes da Associação Europeia de Reguladores de Água e Saneamento, e da Associação Internacional da Água, que participou virtualmente.
Moçambique assume a vice-presidência da Comunidade LusoReg.

Leave a Reply