Mz24H

Mz24H é o lugar onde a curiosidade nunca dorme! Aqui, a mente inquieta encontra de tudo um pouco: mistérios, novidades, ideias malucas e aquele conteúdo que você nem sabia que queria ler. Se você é do tipo que adora descobrir coisas novas a qualquer hora do dia (ou da madrugada), esse blog é seu novo vício.

Antigo responsável do STAE sentenciado por apropriação indevida de recursos públicos

Evaristo Alfredo Veleta, ex-diretor do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na cidade de Nampula, foi recentemente sentenciado a nove anos de prisão por envolvimento em atos de corrupção e pelo desvio de mais de um milhão de meticais dos cofres públicos.

Além dele, os funcionários Abílio Mutunta, Pinto Omar Amisse e Carlos Alberto Supera dos Santos, também ligados ao STAE, foram julgados e condenados como co-autores no mesmo caso.

De acordo com o processo comum nº 713/2024, além da pena de prisão, Veleta terá de pagar uma multa correspondente a um ano, calculada à razão de 600 meticais por dia, além de 800 meticais referentes ao Imposto de Justiça.

Durante a sua detenção, as autoridades encontraram cerca de 400 mil meticais na residência de Veleta.
Quanto aos demais envolvidos, Mutunta e Amisse também foram condenados a nove anos de prisão, com multa diária de 600 meticais durante um ano e o pagamento do imposto judicial. Já Carlos Alberto Supera dos Santos recebeu pena de um ano de prisão, devendo arcar com as mesmas multas aplicadas aos demais.

Todos os condenados deverão, em conjunto, ressarcir o Estado em 405 mil meticais, como forma de compensação parcial pelos prejuízos financeiros provocados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *