Inhambane, Moçambique – 10 de abril de 2025
Moradores da vila pesqueira de Zavora, na província de Inhambane, estão intrigados após encontrarem misteriosas pegadas gigantes na areia da praia ao amanhecer desta segunda-feira. As marcas, que medem cerca de dois metros de comprimento e meio metro de largura, parecem surgir do mar e desaparecer abruptamente na floresta densa próxima à costa.
As autoridades locais foram chamadas ao local, mas até agora não conseguiram encontrar nenhuma explicação convincente. “Não há sinais de equipamentos ou veículos. As pegadas são profundas, como se algo extremamente pesado tivesse passado por aqui”, afirmou o agente da polícia comunitária, Ernesto Machava.
Pescadores veteranos da região dizem nunca ter visto nada parecido. Alguns falam de uma antiga lenda sobre um “espírito gigante do mar”, que apareceria a cada 50 anos para alertar sobre grandes mudanças. Curiosamente, este é o mesmo ano em que se esperam mudanças nas correntes marítimas da costa sul do país, segundo especialistas ambientais.
Cientistas do Instituto de Investigação Pesqueira e Marinha foram enviados para analisar as pegadas e recolher amostras do solo. Enquanto isso, moradores evitam sair à noite, e turistas começam a cancelar reservas na região.
A origem das pegadas continua sendo um enigma. Seria apenas um fenômeno natural desconhecido — ou a manifestação de algo muito mais antigo e inexplicável?
Mistério em Inhambane: Vila costeira acorda com pegadas gigantes na areia

Leave a Reply