No sábado (12), um grupo de terroristas bloqueou a estrada entre as aldeias de Nanjua e Muaja, nos distritos de Ancuabe e Montepuez, na província de Cabo Delgado, dificultando o tráfego de pessoas e mercadorias e incendiando veículos.
De acordo com informações, os atacantes interceptaram um mini ônibus e fizeram reféns, incluindo quatro cidadãos chineses, dois dos quais ainda não foram libertados, enquanto os outros conseguiram escapar. Uma residente do distrito de Ancuabe, que preferiu não ser identificada, compartilhou sua preocupação: “Minha tia estava viajando para Montepuez por volta das 14h, por questões de um funeral, e, ao tomarmos conhecimento dos ataques, ficamos todos preocupados. Depois de algumas horas, soubemos que ela chegou bem, mas, caso alguém tenha planos de viajar, seria melhor cancelar por esta semana, pois a situação não está segura.”
Segundo uma publicação do canal Moznorte, os supostos terroristas estavam cobrando passagens na estrada Muaja-Montepuez e exigindo resgates pelos passageiros sequestrados.
.. A circulação de veículos foi retomada após a intervenção das Forças de Defesa e Segurança (FDS), com escolta das forças de segurança moçambicanas ou ruandesas, que garantem a segurança no trajeto até Montepuez.
Por outro lado, a população local em Ancuabe está solicitando que as autoridades tomem providências para garantir a livre circulação de pessoas e mercadorias, bem como para restabelecer a ordem e a tranquilidade pública. “Quem precisa ir a Montepuez não consegue passar, nem veículos nem pessoas, pois os terroristas estão atuando nas matas e nas estradas. Pedimos que o governo envie uma escolta militar para resolver essa situação e permitir o acesso a diferentes pontos de Cabo Delgado”, disse uma fonte anônima. (Nelsa Momade)
Leave a Reply