A Comissão Permanente da Assembleia da República (CPAR) aprovou o adiamento do debate sobre a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) 2025–2044. A decisão foi tomada durante a II Sessão Extraordinária do órgão, realizada na manhã desta segunda-feira, em Maputo.
O debate em plenário sobre a proposta de resolução relacionada à ENDE estava inicialmente marcado para os dias 16 e 17 de abril. No entanto, segundo o porta-voz da CPAR, Manuel Ramessane, a bancada parlamentar do PODEMOS solicitou o adiamento, argumentando que precisava de pelo menos mais uma semana para analisar com maior profundidade o documento.
A intenção, segundo informações apuradas, é permitir que a bancada tenha tempo suficiente para estudar cuidadosamente esse instrumento crucial para o planeamento nacional, tendo em conta sua complexidade, extensão e os efeitos de longo prazo que poderá ter no desenvolvimento do país.
Durante a sessão, os líderes das quatro bancadas parlamentares — FRELIMO, PODEMOS, RENAMO e MDM — comprometeram-se a colaborar na formulação de questões e recomendações que serão encaminhadas ao Governo.
Leave a Reply